No marketing digital, uma das estratégias mais importantes para a empresa alcançar visibilidade é, sem dúvidas, através do SEO.
SEO que é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou em português Otimização para os Mecanismos de Buscas. O SEO consiste em otimizar o conteúdo de uma página ou de um site para ser facilmente encontrado pelos motores de busca.
Neste artigo, vamos explorar a importância do SEO no marketing digital e como ele pode impulsionar o sucesso de uma empresa, dobrando ou até mesmo triplicando o número de leads gerados no seu site, por exemplo. Outra vantagem do site aparecer nos resultados de pesquisa, nas principais posições, é a credibilidade e a confiança que isso confere ao seu cliente em potencial.
O que é SEO e como funciona
O SEO é a ferramenta utilizada quando desejamos ter uma posição de destaque nos mecanismos de busca. Ou seja, estar no resultado da primeira página de resultados, o que significa normalmente estar entre os 10 primeiros links, preferencialmente entre os 3 primeiros. Mas como fazer isso acontecer?
Vamos a uma explicação rápida sobre o conceito de SEO e como os motores de busca classificam os sites:
- Primeiramente, são muitos quesitos avaliados. Entre eles, os principais são usar as palavras chaves relevantes para o negócio nos textos produzidos, inserindo-as estrategicamente no conteúdo. Ao fazer isso, é possível melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca e atrair mais tráfego orgânico – ou seja, tráfego que não vem de publicidade. Mas só isso não basta.
- Além disso, é importante compreender como os motores de busca classificam os sites, levando em consideração fatores como funcionalidade da página, relevância, autoridade e experiência do usuário.
- Ter um domínio registrado há mais tempo também confere credibilidade e aumenta a sua “nota” na classificação.
- Ter um site que abre corretamente, livre de erros e rapidamente também contribui.
Aumento da visibilidade e tráfego orgânico
Recomendamos a nossos clientes investir em SEO com foco nas 3 primeiras posições do Google. Ter esse tipo de resultado pode impulsionar o sucesso de uma empresa, aumentando sua visibilidade online e atraindo mais clientes em potencial. Isso porque as 3 primeiras posições ganham mais de 60% dos cliques em resultados de pesquisas.
Enquanto a publicidade atrai mais usuários ao site através de mídia paga, o SEO aumenta à visibilidade e o tráfego orgânico de um site – isto é, sem custo por clique. Então, receber tráfego orgânico é muito vantajoso, pois além de não ter a necessidade de pagar por anúncios, o tráfego orgânico tende a ser mais qualificado. Ou seja, são pessoas realmente interessadas no que o site oferece. Isso pode gerar leads e vendas, contribuindo para o crescimento e sucesso da empresa.
Recomendamos fazer um bom trabalho de pesquisa para definir as principais palavras chaves para o seu negócio, pois algumas que tem um alto índice de interesse tem também uma concorrência muito alta. Então, é importante trabalhar bem essa etapa do SEO, para identificar as oportunidades para o seu negócio.
É importante ressaltar que investir em SEO é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar na internet. Não é um custo, mas um investimento que com certeza, trará retorno.
Melhoria da experiência do usuário
Outro benefício do SEO é a melhoria da experiência do usuário. O SEO ajuda a melhorar a experiência do usuário em um site, pois suas técnicas e práticas ajudam a desenvolver um site mais rápido, responsivo e fácil de navegar.
Ao otimizar o site para os motores de busca, é muito comum que os desenvolvedores e programadores tenham que também melhorar a navegabilidade, velocidade de carregamento e responsividade do site, eliminando pequenos problemas que podem prejudicar ou afastar o usuário.
Isso proporciona uma experiência mais agradável para o usuário, o que pode levar ao aumento da taxa de conversão e a fidelização dos clientes.
Construção de autoridade e credibilidade
Por fim, o SEO ajuda a construir autoridade e credibilidade para a empresa, através da criação de um conteúdo relevante e de qualidade que atrai links externos. Portanto, investir em SEO é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar na internet.
Análise e monitoramento de resultados
Como tudo em marketing digital, é possível definir métricas e avaliar constantemente o resultado do trabalho de SEO. Entre alguns indicadores, podemos citar:
- Ranking do site para as principais palavras chave
- Ranking dos principais concorrentes para as principais palavras chave
- Taxa de conversão
- Taxa de bounce
- Volume de tráfego – novos visitantes e visitantes retornando
Como vimos, o SEO desempenha um papel fundamental no marketing digital, ajudando as empresas a aumentar sua visibilidade, atrair tráfego orgânico, melhorar a experiência do usuário e construir autoridade.
Ao investir em estratégias de SEO eficazes, as empresas podem alcançar melhores resultados e se destacar da concorrência. Portanto, é essencial incluir o SEO como parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital. E claro, se precisar de suporte ou de uma auditoria de SEO, entre em contato. Somos uma agencia de marketing digital no RJ, com forte foco em SEO.