Em marketing digital, muito se fala sobre métricas e que na internet tudo se mensura, correto? Então, de que adianta divulgar sua empresa se você não sabe analisar o tráfego nem mensurar os resultados obtidos?
Analisar os resultados é uma das tarefas mais importantes que deve-se ter em qualquer tipo de ação de marketing digital.
Na internet existem várias ferramentas para monitorar os resultados de cada campanha e é fundamental ter estratégias bem alinhadas para entender melhor o que cada ação propicia em termos de resultados.
Exemplos:
- Quantas vendas foram realizadas durante os últimos 12/6/3 meses ?
- Quantas pessoas deixaram de comprar um produto na última etapa da compra?
- Quantas pessoas se cadastraram para receber a newsletter?
- Quantas vezes o seu site foi acessado através de um link do e-mail marketing?
- Qual link foi o mais acessado?
Todas essas informações podem ser obtidas através de ferramentas, softwares e/ou plataformas de análise de tráfego. Para te auxiliar, vamos iniciar uma série de artigos abordando esse assunto.
Análise de Métricas: Primeiros Passos
Para saber como analisar as métricas importantes e o tráfego do seu site, é ncessário entender a origem de uma visita ou como uma conversão é classificada.
Tráfego Direto
Tráfego “Direto” é aquele visitante que acessa sua página diretamente, digitando o endereço de sua página no navegador. Quando o visitante clica em algum link fora do navegador (dentro do um arquivo .pdf, mensagem de texto ou mensagem instantânea, por exemplo), sua visita também é classificada como tráfego “Direto”.
Pesquisa Paga
Uma visita é classificada como “Pesquisa paga” quando sua origem é um serviço de busca (como Google, Yahoo e Bing) e o acesso é através de algum link pago, como links de anúncios e campanhas do Google Ads.
Pesquisa Orgânica
Uma visita é classificada como “Pesquisa orgânica” quando sua origem é o clique em um link na parte gratuita dos resultados de um site de busca, como o Google, Bing e Yahoo.
Uma visita é classificada como “E-mail” quando sua origem é um clique em um link dentro de uma campanha de e-mail marketing.
Referência
Uma visita é classificada como “Referência” quando sua origem é um clique em um link não-patrocinado dentro de outro site (desde que este site não seja uma rede social ou serviço de busca).
Social
Uma visita é classificada como “Social” quando sua origem é um clique em um link (pago ou não) dentro de uma rede social, como Twitter, Facebook, Instagram, Linkedin, Google Meu Negócio etc.
Display
Uma visita é classificada como “Rede de Display” quando sua origem é um clique em alguma forma de anúncio gráfico (ex. banner) em outro site. O exemplo mais comum são as campanhas criadas pela Rede de Display do Google Ads.
Outras Publicidades
Uma visita é classificada como “Outras publicidades” quando sua origem é um clique em um link pago e sua classificação não é enquadrada em nenhuma das categorias anteriores. Trata de casos como os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo.
Outros
Uma visita é classificada como “Outros” quando ocorre através de um link não patrocinado e não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores. Acessos por meio de um Feed RSS, por exemplo, entram dentro dessa classificação.
Desconhecido
Uma visita é classificada como “Desconhecido” quando não há informações sobre a origem dela.
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