Brand Persona - Studio Xpress Agência de marketing digital RJ e SP

Sua empresa já tem uma brand persona?

Uma estratégia baseada em uma Brand Persona é uma estratégia associada à criação de um personagem que representa os valores da sua marca, com o objetivo de tornar o relacionamento da marca com o seu público mais próximo e intimista. Algumas empresas brasileiras vêm investindo e colhendo bons frutos com esta estratégia, que complementa e amplia outras ações das marcas.

Um dos exemplos de maior reconhecimento é a Lu, do Magalu (Magazine Luiza). Criada em 2003 como avatar virtual para auxiliar na apresentação dos produtos da loja, a Lu é um dos maiores cases brasileiros sobre o uso das brand personas. A personagem do Magazine Luiza é a figura principal do app e do Instagram da marca, que acumula 5,9 milhões de seguidores. Ela também se apresenta como influenciadora virtual 3D, especialista digital do #Magalu e criadora de conteúdo. Sim, tudo isso e mais! A Lu também foi a primeira influenciadora virtual 3D a estampar uma capa de revista – a capa da edição virtual da Vogue Brasil, em fevereiro deste ano. Muito bacana isso, né?

Mas o Magazine Luiza não é a única empresa brasileira a fazer um excelente uso da estratégia de brand personas. A Casas Bahia e a Natura são outras duas marcas que se destacam com seus personagens virtuais em suas redes e na sua comunicação. A Casas Bahia atualizou seu personagem, com a criação do personagem CB, um adolescente influenciador digital engajado com a causa da sustentabilidade, e a Natura com a Nat, que além de esbanjar simpatia e carisma ainda representa muito bem a nossa diversidade. Observe como estes personagens dão vida aos valores da empresa!

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Branding com Brand Personas

Além de estar presente em materiais de lojas físicas, as Brand Personas atuam como ponto de contato entre clientes e o ambiente digital das empresas – seja tirando dúvidas, anunciando ofertas, promoções e outras oportunidades. A força da brand persona, ou seja, da personificação de valores e percepções desejados pelo cliente, se reflete na linguagem, tanto visual quanto verbal, estreitando o relacionamento entre marcas e consumidores.

Vale lembrar que o termo Branding vai muito além de elementos de design, mas representam de fato a cultura de cada marca – seus valores, seu propósito, sua missão. Por isso é importante alinhar a comunicação da sua empresa em todos os seus pontos de contato – das mídias sociais ao ponto de venda até o atendimento ao consumidor se ocorre algum problema, e claro, na comunicação com o mercado, colaboradores e investidores.

E aí, já pensou em ter uma brand persona? Como ele ou ela seria?

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