Uma estratégia baseada em uma Brand Persona é uma estratégia associada à criação de um personagem que representa os valores da sua marca, com o objetivo de tornar o relacionamento da marca com o seu público mais próximo e intimista. Algumas empresas brasileiras vêm investindo e colhendo bons frutos com esta estratégia, que complementa e amplia outras ações das marcas.
Um dos exemplos de maior reconhecimento é a Lu, do Magalu (Magazine Luiza). Criada em 2003 como avatar virtual para auxiliar na apresentação dos produtos da loja, a Lu é um dos maiores cases brasileiros sobre o uso das brand personas. A personagem do Magazine Luiza é a figura principal do app e do Instagram da marca, que acumula 5,9 milhões de seguidores. Ela também se apresenta como influenciadora virtual 3D, especialista digital do #Magalu e criadora de conteúdo. Sim, tudo isso e mais! A Lu também foi a primeira influenciadora virtual 3D a estampar uma capa de revista – a capa da edição virtual da Vogue Brasil, em fevereiro deste ano. Muito bacana isso, né?
Mas o Magazine Luiza não é a única empresa brasileira a fazer um excelente uso da estratégia de brand personas. A Casas Bahia e a Natura são outras duas marcas que se destacam com seus personagens virtuais em suas redes e na sua comunicação. A Casas Bahia atualizou seu personagem, com a criação do personagem CB, um adolescente influenciador digital engajado com a causa da sustentabilidade, e a Natura com a Nat, que além de esbanjar simpatia e carisma ainda representa muito bem a nossa diversidade. Observe como estes personagens dão vida aos valores da empresa!
Branding com Brand Personas
Além de estar presente em materiais de lojas físicas, as Brand Personas atuam como ponto de contato entre clientes e o ambiente digital das empresas – seja tirando dúvidas, anunciando ofertas, promoções e outras oportunidades. A força da brand persona, ou seja, da personificação de valores e percepções desejados pelo cliente, se reflete na linguagem, tanto visual quanto verbal, estreitando o relacionamento entre marcas e consumidores.
Vale lembrar que o termo Branding vai muito além de elementos de design, mas representam de fato a cultura de cada marca – seus valores, seu propósito, sua missão. Por isso é importante alinhar a comunicação da sua empresa em todos os seus pontos de contato – das mídias sociais ao ponto de venda até o atendimento ao consumidor se ocorre algum problema, e claro, na comunicação com o mercado, colaboradores e investidores.
E aí, já pensou em ter uma brand persona? Como ele ou ela seria?
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