Importada dos Estados Unidos, a Black Friday acontece no Brasil desde 2010 e chega em 2016 num momento econômico bem peculiar para todos.
Este ano, a Black Friday acontecerá em 25 de novembro, quando o comércio em geral e, sobretudo, o comércio eletrônico, oferece descontos acima da média, atraindo milhares de consumidores com promoções e descontos. Só este ano a data deve movimentar mais de R$ 2 bilhões, com base no histórico das edições anteriores.
A #BFB2016 é o momento para lojistas e varejistas aproveitarem para esvaziar estoques e dar espaço às novidades de final de ano – e um momento especial para os consumidores aproveitarem os descontos e comprar seus objetos desejados.
Por isso, o consumidor deve redobrar a atenção durante esse período, evitando, assim, ser vítima de fraudes e golpes aplicados por sites mal-intencionados. Muitos deles se aproveitam do evento para enganar os consumidores, que, afoitos por adquirir produtos com um bom desconto, se deixam levar pelos preços “imperdíveis” e descontos “astronômicos”, comprando sem se preocupar com a credibilidade da empresa ou qualidade do produto. O site do Procon de SP criou uma lista com as lojas virtuais e sites não confiáveis que o consumidor deve evitar. Outras unidades do Procon também têm essa lista e vale a pena conferir, pois muitos desses sites ainda estão no ar.
Para ficar longe de uma cilada, confira algumas dicas.
DICAS PARA NÃO CAIR NA BLACK FRAUDE
1) Não confie em tudo o que vê
Procure saber se a promoção é verdadeira. Sites de monitoramento de preços, como Zoom e Buscapé, podem ajudar a fazer compras inteligentes e validar se realmente aquele produto está com desconto. Quando o desconto for grande demais, desconfie.
2) Lojas Virtuais seguras
Pesquise sobre a empresa em que está adquirindo os produtos e o seu histórico de reclamações e qualificações. O mais recomendado é acessar o site Reclame Aqui, canal especializado em informações sobre as empresas, onde o consumidor tem acesso à informações e também a reclamações de outros clientes.
3) Forma de Pagamento
Evite pagar por boleto. Ao encontrar uma boa promoção, opte por pagamentos com cartão de crédito: em casos de cancelamento, ao menos o estorno é garantido. Muitas lojas disponibilizam somente débito e boletos fraudulentos, o que impede o estorno.
4) Fique atento ao valor do frete
Para enganar os compradores, algumas lojas dão um desconto maior no produto, mas aumentam o valor do frete para compensar o valor final do produto. Fique de olho em quanto vai custar para o produto chegar até você e pese na balança se vale a pena o investimento.
5) Prazos de entrega
Fique atento também aos prazos, principalmente para quem deseja antecipar as compras de Natal. Esse é um problema recorrente: promessas de que o produto chega em poucos dias, mas acabam demorando meses.
6) Tenha paciência
Evite comprar às 0h, às 12h e às 18h: estes são os horários de maior pico e os sites podem apresentar lentidão, quedas no acesso e interromper compras bem-sucedidas.
7) Pesquise, pesquise muito
Não seja precipitado. Não compre o produto na primeira loja ou oferta que encontrar. Durante todo o dia, as promoções podem variar de loja para loja e você pode achar uma oferta que valha mais a pena que a de antes.
8) Cupons e Vale Descontos
Na Internet, existem diversos portais agregadores de promoções, que disponibilizam cupons de descontos. Vale sempre a pena correr atrás de um desconto a mais antes de clicar no botão de “comprar”.
9) Direito do Consumidor de se Arrepender
De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, quando a aquisição de um produto acontecer fora do estabelecimento comercial (através da Internet, por exemplo), o consumidor tem o prazo de reflexão de 7 dias corridos, a contar da data do recebimento do produto, para desistência. Se estiver insatisfeito com a qualidade ou mesmo com o preço do produto, procure se informar no Procon da sua região ou acesse este link para mais informações sobre como proceder neste caso.
A Black Friday pode ser um ótimo momento para ganhar um desconto e economizar. Mas lembre-se: o comércio precisa mais de você do que o contrário, então fique atento a essas dicas e boas compras!