Promover a igualdade salarial e sanar desigualdades de gênero e etnia, aumentando a diversidade nos cargos de liderança, são as prioridades em ESG em 70% das agências de publicidade no Brasil. É isso que indica o estudo ‘O futuro das agências: ESG, aquisições, crescimento e concorrência’, conduzido pela KPMG, com 50 líderes de empresas do ramo no Brasil. Em segundo lugar, com 30%, está a governança, o que é compreensível considerando que muitas agências participam de licitações e concorrências onde a garantia de boas práticas é de extrema relevância.
Nas empresas de publicidade que possuem faturamento superior a R$ 100 milhões, a preocupação com os aspectos sociais do negócio atinge 80%. Entre os clientes dessas agências, a preocupação com os aspectos ESG tem a seguinte distribuição: meio ambiente 20%, governança 20% e social 60%. “De modo geral, os CEOs das agências de publicidade percebem a estratégia ESG como uma oportunidade de diálogo com o consumidor e a geração de valor para a empresa. Este trabalho é essencial para o posicionamento institucional e as agências estão cientes de que, por trabalharem com criatividade, comunicação e visão holística para construir e desenvolver marcas, elas exercem um papel social relevante de amplo alcance. Mais do que ofertar produtos e serviços, as agências propõem novas leituras de mundo, costumes e comportamentos para a sociedade”, afirma o sócio-líder do segmento de Mídia e Esportes da KPMG no Brasil, Francisco Clemente. (Leia também sobre Marketing Verde.)
Sobre estratégias para o futuro, empatam em primeiro lugar 37% cada — produção de conteúdo, implantação de business intelligence e oferta de outros serviços, como consultoria de tecnologia, plataformas de marketing digital para pequenos empreendedores e a área de growth. A estratégia de uso de influencers está nos planos de 29% dessas empresas e a medição de campanhas e performance foi citada por 24%.
“Com esta pesquisa chegamos a um material inédito sobre o momento atual dessas empresas com projeções futuras que fornecem ao mercado informações relevantes para os negócios. Entre os assuntos que estão na pauta dos líderes do setor estão desafios financeiros de crescimento, renovação do modelo de negócio e ESG”, complementa Francisco Clemente.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/mm2032/esg-e-prioridade-para-agencias-de-publicidade/
Está em busca de uma agência de marketing digital experiente e qualificada? Entre em contato conosco e solicite um atendimento inicial por aqui.