Atualmente, poucos saem para um destino desconhecido sem ativar o seu GPS. Assim também é com o marketing digital. Entre a empresa e seu consumidor, são várias as rotas possíveis, mas algumas oferecem riscos maiores que as outras. Nesse sentido, o GPS do marketing digital é o planejamento estratégico.
O planejamento estratégico digital é uma ferramenta essencial se sua empresa está prestes a investir em uma campanha de publicidade digital, se deseja captar novos clientes através das mídias sociais ou simplesmente desenvolver ou atualizar um web site. É ele que ajuda a conhecer melhor o seu ambiente interno e externo, antecipar riscos e encontrar soluções adequadas.
Quando bem preparado, o plano estratégico digital oferece insumos para a concepção e a condução de atividades e campanhas, e estabelece os principais indicadores (métricas) de avaliação de resultados. Através da análise de dados e das condições internas e externas ao cliente, o planejamento digital conduz à identificação de oportunidades de comunicação, a definição de objetivos e a formulação e o controle de planos de ação em um determinado período normalmente de 03, 06 ou 12 meses.
Entre os principais benefícios que ele traz:
- Identificação de oportunidades de comunicação
- Estratégias coerentes, concisas e embasadas na realidade do cliente
- Geração de conhecimento para a empresa a respeito do perfil do consumidor e seus hábitos de consumo
- Levantamento sobre: percepção de marca, tendências de mercado e concorrência
Ao final do planejamento estratégico digital, o cliente terá em mãos a visão precisa de onde está e um guia de como chegar ao alcance de seus objetivos, com atividades planejadas e um cronograma de entregas para o período selecionado. Sem dúvidas.