Se você chegou neste artigo, você provavelmente está frustrado com seus resultados em marketing digital e está contemplando profissionalizar suas ações, mas não tem um parâmetro de quanto custa contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio.
Você já sabe que o marketing digital é uma ferramenta poderosa que pode ajudar empresas de todos os tamanhos a alcançar seus objetivos de negócios. Nós vamos responder a sua pergunta da melhor forma possível, mas não tem como definir um valor específico, pois o custo para contratar uma agência de marketing digital pode variar significativamente, a depender de vários fatores.
Neste artigo, discutiremos os fatores que influenciam o custo de uma agência de marketing digital, bem como como você pode encontrar uma agência que atenda às suas necessidades e orçamento e dar alguns exemplos práticos para configurar o seu orçamento.
Fatores que influenciam preços ou valores cobrados por uma agência de marketing digital
Existem vários fatores que influenciam o custo de uma agência de marketing digital, incluindo:
- O tamanho e complexidade de um projeto: Por menor que seja o projeto, é bem provavel que ele exiga a participação de mais de 2 ou 3 profissionais. Projetos básicos com um serviço único podem começar em torno de R$1500 a R$2500 por mês e projetos de inbound marketing à partir de R$3000 mensais, por exemplo. Mas projetos mais complexos podem ser muito mais, chegando a centenas de milhares ou até mesmo milhões de reais. Tem preços para todos os tipos de atendimentos, e a maioria das agências não trabalha com uma tabela pré-fixada, pois as atividades inclusas variam de cliente a cliente.
- O tamanho e a complexidade da sua empresa: As empresas maiores e mais complexas geralmente exigem mais recursos e mão de obra, o que pode aumentar o custo da agência. Quanto mais gestores envolvidos no projeto, maior o nível de recursos e tempo utilizados, maior será o fee mensal da agência.
- Os serviços oferecidos pela agência: As agências que oferecem uma gama mais ampla de serviços, como SEO, SEM, mídia social e design de sites, geralmente são mais caras do que as agências que se concentram em um nicho específico. Isso porquê elas contam com uma equipe multidisciplinar e tem uma visão 360 graus do seu projeto, podendo, com isso, trazer resultados muito melhores para o seu investimento. É comum também o cliente que inicia com um serviço ter a necessidade de ampliar para outros serviços, que se integram e que, por isso, trazem melhores resultados.
- A experiência da agência: As agências mais antigas e com mais experiência geralmente cobram mais do que as agências mais novas ou recém-formadas, que não tem ainda muita experiência.
Como avaliar o orçamento ou proposta?
Um primeiro passo para avaliar o orçamento ou a proposta, é considerar:
- A proposta atende os seus requisitos de objetivo e orçamento? Não adianta contratar uma agência com a proposta mais baixa se ela não atende os objetivos que trarão os resultados esperados. Cuidado para não cair nesta cilada: mais barato.
- Quais serviços estão inclusos no atendimento? A proposta vem acompanhada de um planejamento mínimo para justificar os serviços propostos? Há possibilidade da agência atender a outros serviços no futuro? Considere isso para não estar em breve tratando com dois ou três fornecedores, gastando tempo na gestão e trabalhando em estratégias que não se complementam.
- Quantos profissionais estarão envolvidos? Qual o nível de expertise destes profissionais? São profissionais experientes?
- Categorize os custos: O que é taxa da agência, e o que é custo de ferramentas necessárias para o atendimento, e o que é investimento em publicidade? Muitas vezes o cliente coloca tudo em um bolo só e o marketing é visto como custo, e não investimento.
- A agência fará todo o serviço? Ou você precisará contratar mais uma ou mais empresas? Exemplo, a agência só faz publicidade, mas não dá manutenção no site. Ou só faz mídia social, mas não faz tráfego ou SEO. Em breve, você terá uma equipe de fornecedores, não sincronizados. Cuidado com esta situação.
Lembrando que tempo é dinheiro, esforço é dinheiro também! O ideal é contratar uma agência que possa fazer todo o seu atendimento, assim, você economiza em itens como planejamento e gestão de tempo e pessoas. E uma agência especializada em marketing digital poderá ser um parceiro valioso por muitos anos.
Que tipo de informação a agência vai pedir, antes de elaborar a proposta?
A maioria das agências de marketing sérias não trabalham com tabela de preços prontas, pois o trabalho é idealmente personalizado para atender a cada cliente. Normalmente, para obter a proposta você deverá se reunir com a agência, e informar, pelo menos:
- Os seus objetivos de marketing: O que você espera alcançar com o marketing digital? Ex: “Esperamos aumentar o volume de vendas em X % em X meses” ou “Queremos crescer o número de seguidores no Instagram” ou “Queremos melhorar nossas taxas de conversão no site”.
- O seu orçamento: Quanto sua empresa está disposta a investir? Ex: “Estamos dispostos a investir X reais por mês por x meses, ou o total de XX reais”
- As suas necessidades específicas: Quais serviços você precisa? Ex: “Eu pensei que para atingir nosso objetivo dentro do nosso orçamento, seria bom fazermos….tal ação.” Mas esteja aberto a outras soluções.
Uma agência de marketing digital experiente irá fazer estas e outras perguntas para você, com o intuito de entender aonde a sua empresa deseja chegar com o investimento em marketing.
Neste ponto, esteja preparado também para fornecer seu contato profissional, incluindo e-mail, cargo e empresa o que pode ser essencial para que sua empresa seja avaliada pela agência como um cliente em potencial sério. Isso faz a diferença no atendimento e no tempo que a agência irá dedicar ao pré-venda: pesquisa do seu segmento, avaliação de suas mídias sociais e site, e agendamento de reunião com um estrategista digital top na agência. Aqui na agência também solicitamos o CNPJ para validar a informação de que a pessoa realmente representa aquela empresa (nosso sistema anti-fraude).
Procure responder todas as perguntas com o máximo de sinceridade, e se não souber as respostas, informe isso. É importante agendar uma reunião inicial para trocarem esta informação, de forma profissional e transparente, para que a agência possa retornar com uma proposta dentro do seu orçamento, que atenda o seu objetivo, ou alternativamente, propor um outro plano de ação.
Como encontrar uma agência de marketing digital que atenda às suas necessidades e orçamento?
Existem vários recursos disponíveis para ajudá-lo a encontrar uma agência de marketing digital, incluindo:
- Pesquisas online: Faça uma pesquisa online para encontrar agências de marketing digital que atendam às suas necessidades. Nós recomendamos o Google, pois se a agência aparece entre as primeiras, certamente está fazendo algo bem feito!
- Recomendações de outras empresas: Pergunte aos profissionais que você conhece se elas têm alguma recomendação de agências de marketing digital. Certifique-se de que as recomendações são de profissionais com experiência em marketing digital, e que não estão apenas indicando amigos e familiares. Profissionalismo, desde o início, é o melhor caminho.
- Associações e listas de agências de marketing digital: Existem vários sites que listam agências de marketing digital. Nossa agência consta de algumas destas listas e estamos também no site da Abradi.
Após encontrar algumas agências que parecem promissoras, entre em contato com elas para agendar uma reunião ou uma consulta. Isso lhe dará a oportunidade de conhecer os membros da equipe e aprender mais sobre seus serviços.
Conclusão
O custo de contratar uma agência de marketing digital pode variar significativamente, mas existem várias maneiras de encontrar uma agência que atenda às suas necessidades e orçamento. Ao considerar os fatores mencionados acima, você pode tomar uma decisão informada sobre qual agência é a certa para você.
Dicas para economizar no custo de uma agência de marketing digital
Se você está procurando maneiras de economizar no custo de uma agência de marketing digital, aqui estão algumas dicas:
- Contrate uma agência que atenda de forma integrada: As agências que se concentram em um nicho específico geralmente são mais baratas do que as agências que oferecem uma gama mais ampla de serviços, mas também não tem a visão 360 graus que toda empresa precisa para ter um marketing de alto desempenho.
- Peça um orçamento personalizado: Não tenha medo de pedir um orçamento detalhado à agência. Isso lhe dará uma ideia de quanto você pagará pelos serviços específicos de que precisa. Peça para dar uma previsão de custos de publicidade e de ferramentas, separadamente. Assim você pode fechar o seu orçamento de marketing, não apenas o fee mensal da agência.
- Negocie o preço: Não tenha medo de negociar o preço com a agência. Muitas agências estão dispostas a negociar para fechar um negócio, desde que você se comprometa a um atendimento semestral ou anual. Não recomendamos um prazo menor que 6 meses, para de fato, construir um marketing de alto nível, focado em resultados.
Ao seguir essas dicas, você pode encontrar uma agência de marketing digital que atenda às suas necessidades e orçamento.
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