Redes Sociais como Ferramenta Estratégica: Como Utilizar as Redes Sociais para Promover sua Marca, Interagir com o Público e Ampliar o Alcance de suas Mensagens

As redes sociais se tornaram uma parte fundamental da vida cotidiana de bilhões de pessoas ao redor do mundo. O Facebook, Instagram, LinkedIn e outras plataformas têm se mostrado não apenas como uma forma de conectar amigos e familiares, mas também como uma poderosa ferramenta de marketing digital para empresas de todos os tamanhos.

Neste artigo, vamos explorar como você pode utilizar as redes sociais de forma estratégica para promover sua marca, interagir com o público e ampliar o alcance de suas mensagens, em 8 passos essenciais para o sucesso nas redes sociais. Mas é fundamental que o gestor pense no marketing em redes sociais como um investimento, e dedique a ele tempo para planejar e definir uma estratégia para alcançar resultados reais. Afinal, tempo é dinheiro, e nenhum dos dois pode ser desprezado ou perdido.

Então, vamos a um alinhamento necessário para que possa atingir um marketing de alto desempenho nas suas mídias sociais:

1. Defina seus objetivos com clareza

Antes de começar qualquer coisa, é importante definir seus objetivos de forma clara, factível e mensurável.

Sugerimos aplicar uma metodologia prática na hora desta importante etapa. Recomendamos a metodologia OKR (Objectives and Key Results ou, em português, Objetivos e Resultados-Chave) ou a metodologia SMART – ou ainda, uma combinação de ambas, para definir objetivos inspiradores, claros e mensuráveis para seu projeto. Muitos gestores já aplicam uma destas metodologias em seu dia-a-dia, mas caso você ainda não conheça, vamos explicar sucintamente do que se tratam.

Em resumo, a metodologia OKR estipula que cada objetivo deverá buscar resultados impactantes para o negócio, e pré-determinados. Já a metodologia SMART traz em seu nome (no inglês) um acrônimo que reflete os principais critérios que devem ser levados em conta na definição das metas: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Assim, é possível criar objetivos que sejam factíveis, mensuráveis, e dentro de um prazo pré-definido. A combinação destas duas metodologias é possível e faz o gestor refletir sobre o que realmente terá impacto no seu negócio.

Então, para começar a definir seus objetivos, é importante pensar em:

  • Quais são as metas que você deseja alcançar através do uso das redes sociais? Porquê elas são importantes? Quais resultados práticos elas trazem para o seu negócio?
  • Aumentar o reconhecimento da marca? Como isso será alcançado? Como será medido?
  • Gerar leads? Como isso será feito? Quais ferramentas serão utilizadas? Como os leads serão encaminhados?
  • Aumentar as vendas? De quais produtos ou serviços? Qual o percentual almejado? Como serão realizadas as vendas? Qual a logística para a entrega dos produtos ou serviços? Quais os processos relacionados?
  • Quais recursos – humanos, tecnológicos e financeiros – estarão disponíveis para atingir as metas?
  • Qual o prazo para atingir cada objetivo especificado?
  • Quais as métricas serão utilizadas para avaliação de resultados? Será produzido um relatório de impacto? Quem são os stakeholders envolvidos?
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Com base nas suas respostas, você poderá desenvolver uma estratégia eficaz para alcançar os resultados definidos.

2. Defina os parâmetros da sua audiência

Como todas as estratégias de marketing, para utilizar as redes sociais de forma eficaz, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo. Ao entender seu público-alvo, você poderá criar conteúdo relevante e direcionado que irá atrair e engajar sua audiência. Pense, avalie com critério e responda a estas principais perguntas:

  • Quem são seus clientes ideais?
  • Quais são seus interesses, necessidades e desejos?
  • Quais redes sociais eles mais utilizam?
  • O que eles fazem online?
  • Em que horário eles tem maior disponibilidade para interagir com seu conteúdo?

Algumas destas respostas irão te ajudar a planejar e outras irão te ajudar a analisar e otimizar os resultados. Faça todas as perguntas cabíveis, explore as possibilidades e vá filtrando o que realmente faz sentido.

3. Escolha as redes sociais certas – e não todas as redes

No Brasil, haviam 152.4 milhões de usuários de mídias sociais em Janeiro de 2023 – o equivalente a 70.6% de toda a população (DataReportal.com). Em quais mídias sociais seu cliente em potencial está mais ativo?

Na imagem acima, vemos as 15 redes sociais mais populares no Brasil – mas isso não significa que você precisa estar presente em todas elas.

Seu público provavelmente já definiu suas preferências, e com um pouco de pesquisa, será fácil identificar onde ele está mais presente. Por exemplo, se você tem uma empresa B2B, o LinkedIn pode ser a plataforma ideal para você. Se você tem um negócio de moda, o Instagram ou o Pinterest pode ser mais adequado. Talvez criar um canal no WhatsApp ou um Podcast no Spotify seja uma forma eficiente de conectar com seu público.

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Foque seus esforços nas redes sociais que têm maior potencial de alcançar e engajar sua audiência. Só a real conexão da sua marca com o consumidor final produzirá resultados.

4. Crie um perfil atraente, mas também otimizado

Ao criar um perfil nas redes sociais, certifique-se de que ele seja atraente e reflita a identidade da sua marca. Utilize imagens de alta qualidade, uma descrição clara e concisa e inclua links relevantes para seu site ou blog. Lembre-se de que a primeira impressão é importante, então capriche no design e na apresentação do seu perfil.

Na apresentação do seu perfil, otimize o conteúdo e insira palavras-chave relevantes. Nas artes, faça chamadas claras que identifique o conteúdo. Use #s nos reels e nas legendas para facilitar que o internauta que desconhece a sua marca, a encontre ao pesquisar por temas relacionados.

5. Desenvolva uma estratégia de conteúdo ORIGINAL

O conteúdo é o coração das redes sociais. Desenvolva uma estratégia de conteúdo consistente e relevante para atrair e engajar sua audiência. Busque originalidade e desenvolva conteúdo autoral. Entrar em trends pode ser interessante, mas nada mais interessante do que ser autêntico e original.

Crie uma variedade de conteúdo, como artigos, vídeos, imagens e infográficos, e compartilhe-os regularmente. Seja criativo e original, e ofereça valor para sua audiência. Lembre-se de que a qualidade é mais importante do que a quantidade, então foque em criar conteúdo de alto nível.

6. Crie conexões humanizadas: Interaja com seu público

Diferentemente das mídias tradicionais, as redes sociais oferecem uma ótima oportunidade para interagir diretamente com seu público. Entre os usuários das mídias sociais, os 3 principais motivos apontados para estarem nas redes sociais foram:

  1. “manter contato com familiares e amigos” (64%),
  2. “ler notícias” (54%), e
  3. “descobrir novos produtos para comprar” (44%).

(Fonte: GWI, 3o. trimestre 2022)

Assim, é possível inferir que dos 152.4 milhões de brasileiros ativos nas mídias sociais, 67 milhões estão efetivamente interessados em comprar.

Portanto, não despreze a interatividade com esse público. Humanize a sua estratégia. Responda a comentários, dê informações relevantes, responda a mensagens privadas e menções, e esteja sempre disponível para tirar dúvidas e fornecer suporte.

Mostre que você valoriza seus seguidores e está disposto a ouvir o que eles têm a dizer. A interação com o público é uma forma poderosa de construir relacionamentos e fidelizar clientes. Utilize a plataforma para fazer pesquisas e enquetes. Deixe o público participar da construção das soluções que eles buscam.

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7. Utilize recursos de publicidade

Você sabia que 36.6% das pessoas entre 16 e 64 anos descobriram uma nova marca, produto ou serviço através de anúncios de mídias sociais? (Fonte: GWI, 3o. trimestre 2022)

Muitos clientes em potencial simplesmente não conhecem a sua empresa, AINDA. Então, considere investir em anúncios pagos para aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar um público maior. Além de criar conteúdo orgânico, você também pode utilizar os recursos de publicidade oferecidos pelas redes sociais para ampliar o alcance de suas mensagens. As plataformas de redes sociais oferecem recursos de segmentação avançados que permitem direcionar sua mensagem para o público certo. E é nessa conexão que acontecem as vendas ou conversões.

Depois de implementada uma campanha publicitária inicial, é importante implementar uma campanha de remarketing para reaquecer os contatos iniciais e não deixar nenhum lead perdido pelo caminho.

8. Monitore e analise seus resultados

Por fim, é importante monitorar e analisar seus resultados para entender o que está funcionando e o que não está. Utilize as ferramentas de análise de cada rede social para acompanhar métricas como alcance, engajamento e conversões. Com base nesses dados, ajuste sua estratégia e continue aprimorando suas táticas de redes sociais.

Em resumo, implementar uma estratégia de redes sociais na sua comunicação pode ser uma forma poderosa para promover sua marca, interagir com o público e ampliar o alcance de suas mensagens. Ao utilizar recursos de publicidade você poderá aumentar o seu círculo e ao analisar seus resultados, você estará no caminho certo para refinar sua comunicação e obter o sucesso que irá impulsionar o crescimento do seu negócio.

Se você está se preparando para construir relacionamentos com seus clientes através do marketing social, entre em contato com a nossa agência de marketing digital. Oferecemos uma consultoria inicial gratuita para ajudá-lo a entender suas necessidades e desenvolver uma estratégia de marketing digital personalizada, para atingir o marketing de alto desempenho. Agende sua consultoria inicial gratuita agora mesmo!

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