O ano já começou e praticamente todos os segmentos, como moda e arquitetura, mercados financeiro e turístico, gastronomia e literatura, baseiam-se e focam nas tendências para o novo ano. Isso é muito comum e no mercado digital não é diferente.
Compartilhamos recentemente em nossas redes sociais alguns artigos sobre o tema, que são legítimos para
comporem esta discussão:
– Marketing Digital – Quais os fatores que vão influenciar os esforços de marketing digital em 2014?
– Web – Tendências do Design Web para 2014
– Comunicação – As tendências que devem moldar o futuro da comunicação
– Mercado de Trabalho – As 10 profissões que estarão em alta no Brasil em 2014
Após estudar essas dicas de tendências e planejar minhas execuções para o ano, veio-me o questionamento: é realmente necessário segui-las todas?
Respondo que sim. Óbvio. Faz parte não fugir do que está em voga, do que as pessoas realmente estão fazendo de melhor. É necessário saber o que o público está procurando, ficar por dentro de todas as novidades que a concorrência está criando.
No entanto, em todos os segmentos, sempre haverá alguns que, estrategicamente, fugirão do padrão destes caminhos já traçados. E são exatamente essas pessoas e empresas que estão inovando, criando, ousando e, assim, destacando-se.
Segundo esses conteúdos, essas novidades serão, muito em breve, as novas tendências. Por isso, fugir delas é a maior tendência de todas.
Inovação é a #hashtag do ano. Quem almejar e conseguir alcancá-la irá se destacar no mercado e se tornar referência. A inovação é o caminho para que o empreendedor continue na frente e tenha um negócio competitivo.
Como todos já sabem, navegar é preciso, mas nadar contra a corrente em busca da criatividade e inovação também o é, agora mais do que nunca.